X Oficiais de Justiça do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, foram capacitados, de 19 a 20 de Junho de 2025, em Maputo, nos domínios de Microsoft Excel para Estatísticas Judiciais, cuja cerimónia de abertura foi presidida pela respectiva Juíza Presidente, Maria Laura Karlsen e contou com o Director do Gabinete de Informação Judicial e Estatística do Tribunal Supremo, Sílvio Alfredo João Mandlate, entre outros convidados.
Participantes na capacitação de Oficiais de Justiça, nos domínios de Microsoft Excel para Estatísticas Judiciais
A formação tinha como objectivo reforçar a capacidade dos Oficiais de Justiça na utilização dos recursos mais avançados da ferramenta Microsoft Excel, para o tratamento estatístico dos dados judiciais, visando a melhoria da qualidade da informação, padronização dos relatórios e o apoio à gestão judicial.
Espera-se que após a capacitação, os operadores da justiça estejam em condições de trabalhar com a aplicação, na análise e gestão de dados, na criação de relatórios inteligentes, bem como, na implementação de fórmulas e funções para automação de cálculos.
A Juíza Presidente do Tribunal de Menores, Maria Karlsen, no discurso de abertura, anotou que o bom funcionamento de um Tribunal não depende apenas das decisões que nele se tomam, mas também da qualidade da informação que se concebe e da forma como essa informação é gerida.
Destacou, no seu discurso, que a realização desta formação é um sinal de compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade de serviços.
Por seu turno, o Director do Gabinete de Informação Judicial e Estatística, Silvio Mandlate, na sua intervenção, assegurou que com a capacitação, os formandos estarão aptos para utilizar e criar funções avançadas em suas planilhas, operar e gerenciar dados, construir e formatar gráficos e, ainda, criar relatórios dinâmicos.
A acção de capacitação foi ministrada pelo Gabinete de Informação Judicial e Estatística do Tribunal Supremo.