O Presidente do Tribunal Supremo Adelino Manuel Muchanga, recebeu, no dia 12 de Dezembro de 2025, uma missão da Cooperação Espanhola, Chefiada pelo Ministro-Conselheiro da Embaixada da Espanhola em Moçambique, Mario Díaz-Romeral Ruiz, com objectivo de reforçar as relações de cooperação entre o Tribunal Supremo e o Poder Judicial do Reino da Espanha.

O encontro permitiu avaliar, estreitar os laços de cooperação e definir outras áreas específicas de actuação, mormente aos desafios que se impõem ao sistema de administração da justiça moçambicano e aos tribunais judiciais, em particular, decorrentes do Plano Estratégicos dos Tribunais Judiciais 2022-2026, designadamente, a celeridade processual, qualidade das decisões, integridade.
Doravante, o Presidente do Tribunal Supremo definiu prioridade presente dos Tribunais Judiciais a componente da modernização e uso das tecnologias de informação e comunicação.
A propósito, referiu que “temos o sistema de gravação de audiências no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo e no Tribunal Judicial da Província de Nampula, e a nossa intenção é expandir para todas as províncias”.
As partes identificaram, ainda, a formação e relançar visitas de estudo e de troca de experiência, o reforço da capacidade da Inspecção Judicial, considerando o Protocolo assinado entre o Tribunal Supremo e o Poder Judicial do Reino da Espanha.
