Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Operadores da Justiça Capacitados em Matérias de Jurisdição de Menores

menores 2

 

 

 

 

 

 

 

 


TRINTA E SEIS
operadores de justiça, entre Juizes, Procuradores, Oficiais de Justiça e Assistentes de Oficiais de Justiça do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo e da Curadoria de Menores, beneficiaram, nos dias 10 e 11 de Setembro de 2019, em Maputo, de uma acção de capacitação em matérias de prevenção e combate à corrupção, actos processuais, processo de adopção nos tribunais, organização e gestão processual, averiguação oficiosa de maternidade e paternidade, entre outras.

A Juíza Presidente do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, Maria Laura Tomás Lucas Manuel Karlsen, no seu discurso na sessão de abertura, destacou, a necessidade de munir os operadores da justiça de ferramentas e competências visando a sua actuação efectiva e responsável no cumprimento das suas atribuições legais.

Referiu, ainda, que a missão dos Tribunais Judiciais é por uma justiça acessível, independente, integra, célere e de qualidade, que se pretende que esteja ao alcance de todos, com enfoque na efectividade dos direitos, deveres e liberdades fundamentais dos cidadãos. E para alcançar tal desiderato é necessário que todos estejam harmonizados no saber e no estar para melhor assistir, e que também haja formações e capacitações de modo a que se aumente a eficiência e a redução da pendência processual.

A accão foi organizada pelo Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, e foi ministrada por Magistrados Judiciais e do Ministério Público, Personalidades de reconhecido mérito e formadores do Centro de Formação Jurídica e Judiciária, e quadros do Ministério da Economia e Finanças.