Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

o Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, efectua, nos dias 22 a 25 de Abril de 2024, visita de monitoria aos Tribunais Judiciais da Província de Sofala, para se inteirar das actividades dos Tribunais Judiciais, do estado da legalidade na província, da articulação dos Tribunais Judiciais com os demais órgãos de administração da justiça, e com os órgãos do poder local e governação descentralizada.

visita brasil 2024

 

 

 


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, participou, em Brasília, nos dias 11 e 12 de Abril de 2024, na Solenidade Comemorativa e do Seminário Internacional alusivos aos 35 anos da criação e instalação do Superior Tribunal de Justiça do Brasil, a convite do seu homólogo brasileiro.

Leia mais...

ad cpc

 

 

 

 

 

O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, dirigiu, hoje, dia 16 de Abril de 2024, no Centro de Formação Jurídica e Judiciária, na Província de Maputo, a cerimónia de abertura dos seminários de auscultação do processo de revisão dos Código do Processo Civil e do Trabalho, que decorrem em todas as capitais provinciais, nos dias 16 e 17 de Abril de 2024.

Leia mais...

tsr 2024 cc

 

 


Juízes e Oficiais de Justiça do Tribunal Superior de Recurso de Maputo e dos Tribunais de Trabalho da Cidade e Província de Maputo, participam, entre os dias 15 e 17 de Abril de 2024, na Cidade de Maputo, no Seminário conjunto de Socialização à nova Lei de Trabalho, Lei n. 13/2023, de 25 de Agosto.

Leia mais...

O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, participa, em Brasília, nos dias 10 e 11 de Abril de 2024, da Solenidade Comemorativa e Seminário Internacional alusivos aos 35 anos do Superior Tribunal de Justiça do Brasil, a convite do seu homólogo brasileiro.

Leia mais...

vice reun1

 

 


O Vice-Presidente do Tribunal Supremo, João António da AssunçãoBaptista Beirão, felicitou, na Sexta-feira, dia 05 de Abril de 2024, a Mulher Moçambicana e do Judiciário, em particular, por ocasião da celebração do dia da Mulher Moçambicana e exaltou o seu papel na consolidação do Judiciário e na construção da cidadania moçambicana, bem ainda nos desafios presentes e futuros.

Leia mais...

egito 1

 

 


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, recebeu, no seu Gabinete, na quinta-feira, dia 04 de Abril de 2024, o Embaixador da República Árabe do Egipto, Mohamed Hassaan Refaat Aly Farghal, acompanhado pelo Terceiro Secretário e Chefe Adjunto de Missão, Karim Seifeldin, em visita de cortesia, no âmbito do reforço das relações de cooperação bilateral.

Leia mais...

TS zimbabwe

 

 


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, fectua de 19 a 22 de Março de 2024, visita de trabalho ao Tribunal Supremo da República do Zimbabué, para a troca de experiência e inteirar-se do funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Electrónico de Processos (IECMS) do Judiciário Zimbabueano.

Leia mais...

CJ 2024

 


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, preside nos dias 11 e 12 de Março de 2024, na Vila Autárquica de Metangula, Província do Niassa, a Sessão Ordinária do Conselho Judicial, o Órgão que tem por função analisar e deliberar sobre questões fundamentais de organização, funcionamento e desenvolvimento do Aparelho Judicial.

Leia mais...

contencioso eleitoral 2024

 

 

No âmbito da preparação do próximo ciclo eleitoral, decorre, nos dias 28 e 29 de Fevereiro de 2024, em Maputo, a Mesa Redonda, dirigida por António Paulo Namburete, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo, tendo por finalidade a harmonização de procedimentos nos seminários de capacitação em matéria de ilícitos e contencioso eleitorais.

Leia mais...

macaneta justa

No âmbito de implementação do Projecto de Apoio Técnico ao Sector da Justiça para o Tribunal Supremo – JUSTA TS, com o objectivo de aumentar a capacidade do Sector de Administração da Justiça, de tramitar e julgar crimes relacionados com a biodiversidade, corrupção e direitos humanos nas Províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, teve lugar, no dia 27 de Fevereiro de 2024, no Município de Marracuene, a II Reunião de Trabalho dos Grupos Multidisciplinares, para a harmonização dos termos de referência, sintetização dos desafios e de propostas de soluções e elaboração do plano de actividades.

Leia mais...

amjuiza 2024


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, procedeu na manhã do dia 26 de Fevereiro de 2023, na Cidade de Maputo, ao lançamento da Associação Moçambicana das Juízas (AMJuíza) e da primeira acção de capacitação internacional das Juízas Associadas. 

Leia mais...

dra. paula machatine

 

 

 

 

 

 

 


O Secretário-Geral das Nações Unidas nomeou Paula da Conceição Machatine Honwana, Juíza Desembargadora, no cargo de Juíza do Tribunal Especial Residual para a Serra Leoa.

Leia mais...

embaxadores 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, recebeu, no seu gabinete, no dia 09 de Fevereiro corrente, em Maputo, saudação de despedida de diplomatas nomeados para a missão de Estado fora do País.

Leia mais...

grad cff1

 

 

TREZENTOS E SETENTA E QUATRO formandos do XXII e VIII Cursos de Formação Inicial para ingresso nas carreiras de Magistratura Judicial e do Ministério Público, e de Conservadores e Notários Superiores, dos quais 194 da Magistratura Judicial e 117 do Ministério Público, e 60 Conservadores e Notários Superiores, foram graduados, hoje dia 09 de Fevereiro de 2024, em Maputo, sob o lema: “Expansão do CFJJ como Estratégia de Reforço Institucional para responder as necessidades e desafios do Sector da Justiça”.

Leia mais...

JUD1

 

 


Decorreu, no dia 01 de Fevereiro de 2024, em Maputo, a sessão solene de abertura do Ano Judicial de 2024, sob o lema: “Reforçando o papel do Judiciário no Combate ao Tráfico de Drogasʺ.

Leia mais...

Terá lugar no dia 01 de Fevereiro de 2024, pelas 10 Horas, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Alberto Chissano, o acto solene de abertura do Ano Judicial – 2024, que decorrerá sob o lema Reforçando o Papel do Judiciário no Combate ao Tráfico de Drogas”.

Nos termos da Lei de Organização Judiciária, a abertura do Ano Judicial decorre no primeiro dia útil do mês de Fevereiro, de cada ano, e é assinalada pela realização de uma sessão solene, na capital do país, na qual usam da palavra, de pleno direito, o Presidente do Tribunal Supremo, o Procurador-Geral da República e o Bastonário da Ordem dos Advogados.

A cerimónia contará com a presença altas individualidades, Magistrados, Deputados da Assembleia da República, Advogados, Membros do Governo e do Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, parceiros de cooperação e membros das Organizações da Sociedade Civil, Oficiais de Justiça e Assistentes de Oficiais de Justiça, quadros do Sector de Administração da Justiça, entre os convidados.

movel z 1

 

 

 


O Vice-Presidente do Tribunal Supremo, João António da Assunção Baptista Beirão, procedeu, no dia 12 de Dezembro corrente, na Cidade de Quelimane, a entrega do Tribunal Móvel do Tribunal Judicial da Província da Zambézia.

Leia mais...

proc 1

 

 

 


O Judiciário procedeu, no dia 18 de Dezembro de 2023, na Cidade de Maputo, ao lançamento do Processo de Revisão dos Códigos de Processo Civil e Laboral.

Leia mais...

pre ven

 

 

 

Decorreu no dia 11 de Dezembro de 2023, na Cidade de Maputo, na Fundação Fernando Leite Couto, a 3ª edição de entrega do Prémio Joaquim Chissano Alumni, estudante Moçambicano em Portugal 2023, co-organizada pela Câmara do Comércio Portugal-Moçambique e pela Fundação Joaquim Chissano no contexto da candidatura submetida pela Universidade de Coimbra.

Leia mais...

ct 1p

 

 

 

Decorreu, entre os dias 11 e 13 de Dezembro de 2023, no Distrito de Marracuene, o II Conselho Técnico dos Magistrados e Oficiais de Justiça do Tribunal de Trabalho da Província de Maputo.

Leia mais...

nacarroa

 

 

 


O Alto Magistrado da Nação, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, procedeu, no dia 08 de Dezembro de 2023, à inauguração do edifício do Tribunal Judicial do Distrito de Nacarôa, Província da Zambézia, construído de raiz, no âmbito da iniciativa Presidencial “Um Distrito, um Edifício Condigno para o Tribunal, até 2023”.

Leia mais...

sof m 1

 


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, procedeu, no dia 19 de Dezembro de 2023, o Tribunal Marítimo de Sofala, acto que foi testemunhada pelo Vice-Procurador-Geral da República, Alberto Paulo, Secretária de Estado na Província de Sofala, Cecília Chamutota, Directora-Geral do Centro de Formação Jurídica e Judiciária, Elisa Samuel, Juízes Conselheiros, Magistrados Judiciais, do Ministério Público, Administrativos, Oficiais de Justiça, entre outros convidados.

Leia mais...

ingd

 

 

O Vice-Presidente do Tribunal Supremo, João António da Assunção Baptista Beirão, rececebeu, no dia 07 de Dezembro de 2023, em Maputo, Oludayo Fagbemi e Chipo Irene Rushwaya, Oficial Jurídico Sénior e Oficial Jurídica, respectivamente, do Instituto para os Direitos Humanos e o Desenvolvimento em África (IHRDA), à margem de um workshop sobre os direitos da criança que aquele organismo realizou em Maputo.

Leia mais...

beira tm1

 

 

O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga procedeu, no dia 22 de Novembro de 2023, em Nacala, a instalação do Tribunal Marítimo da Província de Nampula, cuja entrada em funcionamento foi determinada por despacho do Venerando Presidente do Tribunal Supremo, publicado no Boletim da República n.º 74, Iª Série, de 18 de Abril de 2023.

Leia mais...

nipepe1

 

 

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou no dia 20 de Novembro de 2023, o edifício do Tribunal Judicial do Distrito de Nipepe, na Província do Niassa, construído de raiz, no âmbito da Iniciativa Presidencial “Um Distrito, um Edifício Condigno para o Tribunal, até 2023”.

Leia mais...

col1

 

 


Realizou-se nos dias 29 e 30 de Novembro de 2023, em Maputo, o II Colóquio Internacional de Direito Processual, sob o lema “45 anos da organização judiciária de Moçambique, Consolidando o Estado de Direito Democrático”.

Leia mais...

mar 1

 

 


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, no dia 27 de Novembro de 2023, o edifício do Tribunal Judicial do Distrito de Marracuene, província de Maputo, construído de raiz, no âmbito da Iniciativa Presidencial “Um Distrito, um Edifício condigno para o Tribunal, até 2023”.

Leia mais...

Celebra-se, no País, 45 Anos da Organização Judiciária, sob o lema: “45 Anos da Organização Judiciária de Moçambique, Consolidando o Estado de Direito Democrático”.

Leia mais...