O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga recebeu, no dia 05 de Setembro de 2023, no seu gabinete de trabalho, em Maputo, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Carlos Martins, para uma visita de cortesia, a primeira que efectua na qualidade de Bastonário da Ordem dos Avogados de Moçambique.
O Presidente do Tribunal Supremo fez-se acompanhar, na ocasião, por João António da Assunção Baptista Beirão, Vice – Presidente do Tribunal Supremo e André Cháile, Director do Gabinete de Comunicação e Imagem do Tribunal Supremo.
Integraram a delegação do Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, o pelo Vice-Presidente da OAM, Arlindo Guilamba, o Presidente do Conselho Jurisdicional, Hermenegildo Guilaze e a Tesoureira da Ordem dos Advogados de Moçambique, Thera Dai.
O Presidente do Tribunal Supremo felicitou o Bastonário da Ordem dos Advogados e seu elenco pela eleição para o mandato na liderança dos destino da Ordem dos Advogados de Moçambique.
No encontro as partes assumiram o compromisso de que juntos são mais fortes, renovaram princípios e valores, iniciativas e desafios comuns para a provisão e melhoria da qualidade da justiça administrada, designadamente, a integridade, a litigância responsável, o patrocínio jurídico às pessoas carenciadas pela Ordem dos Advogados de Moçambique, a ética e bom relacionamento entre o juiz e o advogado nas audiências, a formação contínua de magistrados e de advogados em matéria processual, sobretudo na iniciação da carreia, a modernização, a justiça itinerante, a realização conjunta de colóquios, congressos jurídicos e jornadas científicas, bem ainda, a reforma legal.
O Presidente do Tribunal Supremo e o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique realizaram, igualmente a reflexão sobre a problemática da corrupção que afecta as classes da magistratura e de advogados, entre outros.