Actores relevantes no combate a crimes contra a biodiversidade, procederam, no 25 de Novembro de 2024, no Parque Nacional de Maputo, ao lançamento conjunto do “Projecto de Empoderamento das instituições do Estado de Moçambique no âmbito do combate a crimes contra a vida selvagem”.
Trata-se do Tribunal Supremo, Procuradoria-Geral da República, Autoridade Tributária de Moçambique, Serviço Nacional de Investigação Criminal, Administração Nacional das Áreas de Conservação, Agência Nacional para Qualidade do Ambiente e a Polícia da República de Moçambique.

O principal objectivo da iniciativa é de reforçar a capacidade das instituições do Estado Moçambicano na investigação, acusação e julgamento de crimes contra a Biodiversidade, em parceria com Wildlife Justice Comission (WJC), parceira estratégica para a busca de financiamento para as actividades do projecto.
Na ocasião as partes expressam o total apoio à iniciativa e a contribuir com a sua experiência para o desenho final do “Projecto de Empoderamento das Instituições do Estado de Moçambique, no âmbito do combate a crimes contra a vida selvagem” e a respectiva implementação.