Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Tribunal de Menores da Cidade de Maputo visita o Colégio Feminino da KaTembe

Dados colhidos no local, indicam que o Colégio é um centro de acolhimento com finalidade de ajudar crianças muçulmanas desfavorecidas ou vulneráveis, construído em 2006 pelos fundos da Associação Visão Islâmica de Moçambique, tutelada pela Escola Primária de Guaxene em parceria com o Ministério da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, e Comunidade Muçulmana. O Colégio lecciona o ensino primário de 2ª a 7ª Classe do Sistema Nacional de Educação.

O Presidente do Colégio, Sr. Faizal Sidat, disse na ocasião queˮneste momento a escola alberga 109 crianças na sua maioria, provenientes das províncias do centro e norte do país, em regime de internato e nos tempos livres as alunas têm actividades extra-curriculares e palestras de diversos temas educacionais, ministradas por professores do ensino religioso, activistas de saúde e especialistas das matérias a tratarˮ.

Na interacção com as crianças, a Meritíssima Juíza Presidente do Tribunal de Menores reconheceu o esforço da Direcção do Centro pelo incremento dos valores de solidariedade e irmandadee explicou os direitos das crianças, os cuidados que a instituição deve ter com estas tomando em conta o género. Os petizes mostraram-se conhecedores dos seus direitos e deveres.

Porcina Macombe, Curadora de Menores da Cidade de Maputo,na sua intervenção, traçou um breve perfil sobre os cuidados de saúde a ter em conta com as crianças bem como no recinto escolar.

A visita ao Internato teve vários momentos desde actividades recreativas, religiosos, e visita às instalações do Colégio e da exposição do concurso de desenho e pintura participado pelas crianças.