DEZANOVE, Operadores da Justiça, do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, dos quais, 5 Escrivães de direito, 10 Ajudantes de Escrivães, 2 Escriturários Judiciais e 2 Técnicos de Estatística, beneficiam-se nos dias 28 e 29 de Junho de 2023, em Macaneta, Distrito de Marracuene, de capacitação em matéria de estatística judiciária.
Na acção de 2 dias, foram discutidos entre outros temas, a importância da estatística no aparelho judicial, o uso de Excel como ferramenta para elaboração de mapas estatísticos e a elaboração de relatórios e indicadores de desempenho.
A formação foi organizada pelo Tribunal de Menores da Cidade de Maputo e ministrada pelo Tribunal Supremo, em cumprimento do Plano Estratégico dos Tribunais Judiciais 2022 -2026.

A Juíza Presidente do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, Maria Laura Tomás Lucas Manuel Karlsen, que presidiu a sessão de abertura, referiu no seu discurso que para além da Estatística Judiciária permitir a analise e avaliação do grau de alcance dos objectivos, metas e indicadores, previamente traçados para os Tribunais, assume um papel fundamental, pois, auxilia no levantamento de dados dos diversos processos de modo a orientar e comunicar adequadamente com base nos números, na determinação das actividade do sector.
A Magistrada, destacou que o Tribunal de Menores não pode desenvolver eficientemente as suas atribuições sem os valiosos contributos dos técnicos de estatística, oficiais e assistentes de oficiais justiça devidamente capacitados na matéria, e consequentemente, habilitados a analisarem e a interpretarem a informação estatística de forma confiável e fiável.
A este propósito, a Juíza Presidente do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, disse que a sua expectativa é que no término desta acção de formação, o Tribunal de Menores seja mais um exemplo, ao longo do País com dados processuais que traduzem uma informação precisa, completa, confiável acessível e segura.
Participantes da acção de formação, na primeira fila, da esquerda para direita, A Juíza Presidente do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo, Maria Laura Tomás Lucas Manuel Karlsen, O Director da Direcção Nacional de Informação e Estatística Judiciária do Tribunal Supremo, Sílvio Alfredo João Mandlate