Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Empossadas Juízas Eleitas do Tribunal Superior de Recurso de Maputo

Três Juízes Eleitos do Tribunal Superior de Recurso de Maputo tomaram posse, perante o Juiz Presidente do Tribunal, Manuel Guidione Bucuaneno, dia 15 de Julho de 2022, em Maputo.

Trata-se de Argentina Frederico Muxlhanga, Marta Eusébio Madime e Maria João Mapossa Mateta, eleitas pela Assembleia da República, através da Resolução n.º 04/2022, de 02 de Julho.

buc1O Juiz Presidente do Tribunal Superior de Recurso de Maputo, Manuel Guidione Bucuane e as empossadas

 

O Juiz Presidente do Tribunal Superior de Recurso de Maputo referiu, na ocasião, que a posse dos juízes eleitos significa uma aproximação do povo aos tribunais, na medida em que vão trazer as vivências e os valores do meio social onde residem, e espera que dêem o máximo do seu contributo para que as decisões tomadas neste tribunal sejam legítimas e vão de encontro com as aspirações daqueles que procuram a justiça.

Refira-se que, de acordo com o disposto no artigo 17, da Lei n.º 11/2018, de 03 de Outubro, os juízes eleitos podem participar nos julgamentos em primeira instância e a sua intervenção é determinada pelo juiz da causa, promovida pelo Ministério Público ou requerida por um dos sujeitos processuais, e é obrigatória nos processos de homicídios voluntários, de violação de menores e de jurisdição de menores com a excepção de processos de alimentos, restrita à discussão e decisão sobre a matéria de facto.

O acto de investidura foi testemunhado pelos Juízes Desembargadores, Oficiais e Assistentes de Oficiais de Justiça e funcionários do Tribunal Superior de Recurso de Maputo.