Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Presidente do Tribunal Supremo recebe formandos do XIX Curso de Formação Inicial para Juízes

O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, acompanhado por Joaquim Madeira, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo, recebeu no passado dia 14 de Abril de 2021, 30 dos 58 formandos que concluíram recentemente, com êxito o curso de formação inicial para ingresso na carreira da magistratura judicial, que decorreu no Centro de Formação Jurídica e Judiciária, no Município da Matola, de  Fevereiro de 2020  a  Março de 2021.

Capturar 22

 

Dirigindo-se aos recém formados, o Presidente do Tribunal Supremo observou que a profissão de Juiz não é uma mera função, mais do que isso é uma forma de ser e de estar na família e na sociedade.

Anotou que a confiança e reputação do juiz constrói-se e este deve ser humilde e respeitar o utente e a sua autoridade resulta da forma como ele fundamenta e toma as decisões.

Apontou, ainda, que o juiz deve gerir as expectativas e apartar-se da corrupção e de cobranças ilícitas.

O Presidente do Tribunal Supremo advertiu que ao Juiz colocam-se desafios de celeridade processual, da qualidade das decisões e do alcance das metas.

O Presidente do Tribunal Supremo, avançou referindo que "não basta a formação e o estágio. Terão que aprender todos os dias com colegas da profissão inclusive, os mais velhos, é bom ouvir, discutir com os outros”.

No atinente às metas, é questão de sensibilidade, algo que se deve cultivar todos os dias, não acumular sentenças por proferir, é sempre bom imaginar que por detrás de  um processo há um cidadão.