Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Tribunal de Menores da Cidade de Maputo acolhe a exposição intitulada “Não à Violência”.

O Tribunal de Menores da Cidade de Maputo acolheu, no dia 06 de Agosto de 2020, nas suas instalações, uma exposição, intitulada “Não à Violência”.

A exposição foi da iniciativa da Embaixada da Suécia e tinha como objectivo despertar os cidadãos e utentes, para uma reflexão profunda em torno da defesa e salvaguarda dos direitos da criança em Moçambique.

M1Juíza Presidente do Tribunal de Menores da Cidade de Maputo e a Embaixadora da República da Suécia.


A exposição foi dirigida pela Juíza Presidente do Tribunal de Menores, Maria Laura Karlsen, e contou com a presença da Embaixadora da Suécia, Maria de Frutos, Magistrados, Oficiais e Assistentes de Oficiais de Justiça, funcionários, entre outros convidados.

A exposição é inspirada da obra de autoria da Astrid Lindgren, renomada escritora sueca de livros infantis. Astrid foi uma voz importante que usou a arte para expressar os pensamentos e perspectivas das crianças através dos seus livros. Em 1978, ela proferiu um discurso que se tornou famoso: “Não à Violência”, que é também o titulo desta exposição já lançada.

Recentemente foi celebrado mundialmente o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, uma Convenção também ratificada por Moçambique e Suécia.

A Meritíssima Juíza Presidente do Tribunal de Menores, considera que o Tribunal de Menores é prestigiado pela possibilidade de através desta exposição poder divulgar as obras da famosa escritora infanto-juvenil sueca Astrid Lindgren, acérrima defensora da protecção dos direitos da criança.

Referiu ainda que “assumimos a responsabilidade de proporcionar a Crianças as melhorias das suas condições de vida em todo mundo, estamos convictos que, através das mensagens contidas nas obras, possamos reflectir sobre a forma das famílias actuarem com as suas crianças, não obstante, gostaríamos de continuar a contar com a vossa colaboração na materialização da protecção moçambicana”.

A Embaixadora Sueca acreditada em Moçambique, disse na sua intervenção, que Moçambique tem se mostrado comprometido com a protecção dos direitos da criança, a Suécia tem apoiado em acções concretas com vista a erradicar a violência contra as crianças e, “precisamos envidar esforços para resolver o problema do tráfico e exploração de crianças que ainda constituem desafios da actualidade”, vincou a Embaixadora.

M2
A exposição conta com 19 obras de pintura, desenho gráfico e trechos de pensamentos extraídos dos livros infantis da Astrid, dadas pela Embaixada Sueca a título de empréstimo e ficará patente nas instalações deste Tribunal até Fevereiro de 2021.