Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Presidente do Tribunal Supremo recebe o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique

ordem 2020

 

 

 

 


O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, recebeu no dia 11 de Junho de 2020, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Duarte da Conceição Casimiro, a primeira que este efectua após a sua eleição e posse no cargo.

O Presidente do Tribunal Supremo esteve acompanhado por João António da Assunção Baptista Beirão, Vice-Presidente do Tribunal Supremo e Joaquim Luís Madeira, Juiz Conselheiro e Presidente da Secção Cível do Tribunal Supremo.

O Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, fez-se acompanhar, por sua vez, de Orquídea Palmira da Graça Massaronga Joana, Vice-Presidente do Conselho Nacional, Carlos Martins, Presidente do Conselho Jurisdicional e Delfim de Deus Júnior, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Na ocasião, o Presidente do Tribunal Supremo, referiu que um bom advogado é o primeiro a aconselhar as partes e muitas vezes a resolver assuntos e a reduzir a sindicância de litígios no tribunal, de tal sorte que este tem interesse em colaborar e cooperar com a Ordem dos Advogados de Moçambique, contanto que é fundamental o papel do advogado na administração da justiça.

As partes partilharam as áreas de interesse comum para a colaboração e cooperação, designadamente, a formação de profissionais das classes, em matérias processuais e da ética e deontologia profissionais, produção legislativa, acesso à jurisprudência produzida pelo Tribunal Supremo.

Área que igualmente mereceu destaque é do serviço de mediação judicial.

A propósito, o Presidente do Tribunal Supremo, referiu que a experiência do Serviço de Mediação Judicial do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo encoraja a necessidade de replicar estes serviços para demais províncias, visando a humanização da justiça e descongestionamento dos tribunais judiciais.