Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Namíbia visita Moçambique

 

IMG 5043

 

 

 

 

 


O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Namíbia, Peter Shivute, foi recebido pelo Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, em Maputo, no âmbito da visita que efectuou a Moçambique, nos dias 13 a 15 de Agosto de 2019.

No âmbito da sua visita, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Namíbia reuniu-se com os Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo, escalou a Biblioteca e os Cartórios Judiciais, onde manteve contacto com gestores e  Oficiais de Justiça.

Na sua estadia em Maputo, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Namíbia ainda manteve encontros de cortesia com o Tribunal Administrativo, Procuradoria-Geral da República, Conselho Constitucional, Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Provedoria de Justiça, Tribunal Superior de Recurso de Maputo e Centro de Formação Jurídica e Judiciária.

A vista foi assinalada, ainda, pela realização de uma palestra subordinada ao tema “MEDIAÇÃO JUDICIAL”, na qual a delegação Namibiana partilhou a experiência daquele País sobre a implantação e desenvolvimento do serviço de mediação judicial.

Participaram na palestra altas individualidades do Governo e do Sector de Administração da Justiça, Magistrados, Advogados, Oficiais de Justiça, quadros do Sector da Justiça, Comunidade académica e membros da sociedade civil.

Na exposição, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Namíbia destacou  que a mediação contribui para elevar o acesso à justiça a todos os cidadãos, alicerçado pelos princípios e valores fundamentais da sociedade e a redução dos custos inerentes à tramitação Processual.

Na sua explanação, abordou também os desafios decorrentes da indução de reformas e medidas, que devem ser cautelosas, progressivas e consentâneas com a realidade do País e nunca importar ou transpor soluções de outros sistemas.

Referiu, ainda, que no caso da Namíbia, à inovação que seguiu à introdução da mediação na resolução de conflito, foi necessário ir às raízes, buscar os valores e princípios da sociedade que enformaram a mediação na resolução de conflitos.