Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Estatísticas judiciais como instrumentos cruciais no desenvolvimento, eficiência e eficácia dos tribunais judiciais

 

ESTATISTICA

 

 

 

 

 

 

O Secretário-Geral dos Tribunais Judiciais, Jeremias Alfredo Manjate, destacou, ontem, 17 de Junho de 2019, a importância das estatísticas judiciais e o contributo dos profissionais da justiça que lidam com a matéria, no desenvolvimento, eficiência e eficácia dos tribunais judiciais.

O Secretário-Geral dos Tribunais Judiciais, referiu-se à propósito, quando dirigia a sessão de abertura do V Seminário Nacional de Estatística no Aparelho Judicial, que decorre de 17 a 28 de Junho de 2019, evento que junta 47 operadores de justiça, provenientes dos Tribunais Judiciais de Província, dos Tribunais de Trabalho da Cidade e Província de Maputo, dos Tribunais Superiores de Recurso de Maputo, Beira e Nampula e do Tribunal Supremo.

A cerimónia de abertura contou com  a presença da Juíza Presidente do Tribunal Judicial da Província de Maputo, Memuna Veríssimo Manavela e de quadros centrais do Tribunal Supremo.


O Secretário-Geral dos Tribunais Judiciais, sustentou na ocasião, que as estatísticas dos tribunais assumem um papel fundamental, pois constituem um instrumento que auxilia os órgãos de direcção do aparelho judicial nos diversos processos de tomada de decisões, visando a melhoria de desempenho dos tribunais.

No seu discurso disse que hoje, as exigências sobre a eficácia e eficiência dos Tribunais Judiciais são cada vez mais intensas, sendo fundamental que na tomada de decisões estratégicas de forma rápida e assertiva sobre os diversos aspectos, os Tribunais se guiem em informações e análises sólidas, fiáveis e consistentes de técnicos de estatística que justifiquem as opções.

Apontou, ainda, que os tribunais não podem desenvolver eficientemente as suas atribuições sem os valiosos contributos dos técnicos de estatística devidamente capacitados na matéria, e consequentemente, habilitados a analisarem e a interpretarem a informação estatística de forma consistente e fiável.

Refira-se que esta acção de treinamento, visa o aperfeiçoamento e aprofundamento das matérias ligadas  a estatísticas judiciais, nutrir os profissionais desta área em pacotes STATA e CSPRO na gestão de dados, a uniformização na elaboração dos Modelos Estatísticos nos Tribunais Judiciais, o aprimoramento de métodos em Estatísticas Judiciais, entre outros.